terça-feira, 24 de maio de 2011

5 Ferramentas pra quem quer criar seu próprio site

(Como faz um certo tempinho que não posto aqui, e quero usar meu blog pra coisas além de simplesmente falar das minhas histórias, vou republicar aqui um texto que escrevi há MUITO tempo, pro blog do projetoCP. Afinal de contas, reciclagem e reuso são conceitos que devem ser praticados! 8D)


Bom, esse post (estritamente técnico, por sinal) vai em homenagem a todos aqueles que já tiveram a brilhante ideia de criar um site e colocá-lo no ar, mas que, como eu quando comecei o projeto do site da CP, se viram meio perdidos na hora de colocar a coisa pra funcionar. A minha sorte é que, como eu trabalho numa empresa de soluções em TI, colocar um site no ar é fichinha pro pessoal com quem eu trabalho (aliás, obrigado a eles pelo apoio :3), então sempre que tinha dúvida ia chorar no colo deles 8D Mas, pra quem não tem essa sorte, vou colocar cinco passinhos básicos pra quem quer mexer a cara nesse mundo web...


01. Editor de código-fonte - Quem nunca mexeu em código já deve ter tremido nas bases só de ler essa frase. Porém, a coisa não é um bicho de sete cabeças tão grande quanto se pinta. A linguagem padrão da web é o HTML, diminutivo de HyperText Markup Language, ou seja, uma linguagem de texto básica, mas não tão básica assim. Quando o HTML surgiu, era uma das... erm... *pigarreia* Ok, vamos pular essa parte chata, não estamos em uma aula de webdesign. Voltando ao ponto, todas, eu digo TODAS as páginas web são feitas com HTML.

Então, partindo do pressumosto de que você já tem a sua página idealizada na cabeça, vamos começar a construi-la. O HTML é como o alicerce, ele vai juntar todas as estruturas e dar aquela aparência pra página. Porém, como é uma linguagem muito antiga (embora a nova versão dele prometa até multimídia!), não dá pra fazer tudo só com ele, do contrário você terá aquela aparência de páginas do extinto Yahoo! GeoCities, e nós certamente não queremos isso.

Para coisas mais dinâmicas e interativas no site, temos outras linguagens de suporte para nossa página, como por exemplo o PHP, que tem se tornado o queridinho de muitos editores por aí (inclusive eu =P). Por ser uma linguagem que roda no servidor, é muito usado pra cálculos, validações, esquemas de segurança, ou ainda pra trabalhar com Banco de Dados.

Mas claro, todo mundo quer uma página com aparência profissional, com menu deslizante, abas e coisas afim. Nesse caso, outro queridinho é o JavaScript, que não tem nada a ver com aquele java que você usa pra brincar no celular. Ele dá mais dinamismo e interatividade às páginas, além de deixar a coisa mais organizada e bonitinha. 80% das coisas que você vê se mexendo em uma página web, ou são Flash, ou são JavaScript.


Bem, pra quem não gosta de programação, falar nesse bando de linguagem já deve estar dando calafrios tensos, mas não temam! Nosso próximo tópico vai lhes deixar mais aliviados...


02. Editor WYSIWYG - Vixe! Pqp, Lenna, tu diz que vai descomplicar e bota um negócio enorme desse na nossa cara?! Calma, crianças, não há nada de assustador nisso.Na verdade, a tradução da sigla é bem facinha, e uma coisa que muita gente adora (não, nada de chocolate): What You See Is What You Get, ou traduzinho, Você tem o que você vê. Isso quer dizer "pegue as peças que você quer, junte e assim será."

Claro que tem várias categorias de editores assim, o próprio editor de texto do Blogger, onde você coloca negrito, itálico e etc e depois ele converte pra HTML é um deles. Pra quem ainda não entendeu nada disso, um bom exemplo disso é o famoso e renomado Adobe Dreamweaver. Você abre o modo Design dele, vai juntando as partes que quer, coloca uma imagem aqui, um texto ali, mas um tiquinho de HTML ali.... e pronto! Sua página está prontinha, inteirinha, pronta pra ser posta no ar. É só copiar o código-fonte e levar ela pra web. Para os mais saudosistas, o famigerado Frontpage também trabalhava mais ou menos assim. E existem muitos, milhares, milhões de outros programas com funções similares...


03. Editor de imagens - Nossa, quantos editores! Mas relaxem, não esquentem que esse deve ser o último. Esse, na verdade, é bem auto-explicativo: pra uma página sair legal, é importante que ela tenha imagens e gráficos que combinem com o que você quer. No exemplo da Chama Prateada, tínhamos que por algo prateado (isso é tão fascinante que acho que vou fazer uma tese de douturado com essa conclusão...), e com imagens que remetam ao clã, tais como desenhos, screen shots, etc. Daí, basta manipularmos essas imagens pra compor o layout e os detalhes da página.

Editor de imagem é a coisa mais óbvia que se pode imaginar. Photoshop, GIMP (para os amantes do Linux), e muitos outros a perder de vista. Até o Paint pode ser usado pra fazer isso, embora não seja muito recomendado (quem em são consciência usa Paint pra editar fotos, anyway?), mas se você quiser trabalhar em um editor voltado pra web, recomendo o Fireworks (apesar de eu realmente não saber mexer nele).


04. CMS - Sim, mais uma sigla pra estorvar a vida.CMS é a abreviação de Content Managemente System, ou explicando em miúdos, um gerenciador de conteúdo. Esse vai pra quem já perdeu a coragem de fazer a página web só de ver os ultimos requisitos. o CMS é como um Dreamweaver, mas bem mais especializado. Ele é como um editor de sites: você vai montando tudo que você quer, escolhendo layout, colocando menu, adicionando utilitários aqui e ali... sem precisar olhar pra uma linha de código sequer. Basta escolher, arrastar e colar.

Ah, esse sim parece interessante, não? Pois bem, um dos mais famosos CMS por aí é o Joomla!, fácil de usar e com muito material em português. E acreditem, dá pra fazer MUITA COISA com ele...

Certo, agora eu já terminei de escolher tudo e montar a minha página. E agora, cmofas/ (como faz?)

05. Domínio e hospedagem - Essas são as duas coisinhas que vâo fazer sua página funcionar. E essa talvez seja a parte mais simples desse tutorial. Pra funcionar, uma página tem que ter um nome, pelo qual vamos acessar, e tem que estar guardada em algum lugar, pra que possamos abrir os arquivos e baixar as páginas pro navegador.

Primeiramente, o domínio. Um domínio (ou DNS) é o nome pelo qual vamos puxar a página. Esse domínio deve ser registrado junto aos órgãos competentes (aqui no Brasil, para domínios .com.br, registra-se no RegistroBR), e vai ser cadastrado mundialmente. Ou seja, se você já tem uma página chamada www.euevocejuntinhos.com.br, esse nome vai ser cadastrado, e todo mundo na terra que tentar acessar esse endereço, vai cair na sua página. Bem fácil. (e agora você sabe o que é aquela p**** de erro DNS que a Oi sempre fica te jogando na cara...)

Já a hospedagem vai ser o lugar onde sua página vai ficar. Quem entendeu direitinho os passos anteriores ou já mexeu com páginas web deve saber que cada página que se puxa é um arquivo que o browser lê. Então, onde estão armazenadas essas páginas? Exatamente no seu provedor de hospedagem. Para grandes companhias e empresas, o normal é pagar um servidor inteiro pra armazenar isso, mas como somos reles mortais e não temos como pagar mil pacotes pela hospedagem, há companhias que fazem esse serviço, alguns gratuitos, outros por uma determinada taxa.

Como você joga os arquivos lá? Bem, não é simplesmente copiar-colar, nem mandar por e-mail. Pra isso, é necessário um endereço de FTP, geralmente dado pelas companhias de hospedagem quando você assina o contrato. Através desse endereço, usa-se softwares especializados, como o Filezilla, para transferir todos os arquivos (isso inclui imagens, vídeos, e o próprio código da página).


Bem, creio que isso conclui esse post extremamente nerd e desinteressante 8D


Referências:

Wikipedia (de onde eu tirei todas as definições)

Html.net - site bom pra quem quer começar a aprender (e com material em português)

Php

Joomla!

Filezilla

Hostnet - provedor de hospedagem (pago)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Role-plays e Afins © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness