domingo, 11 de setembro de 2011

Mudanças

Parece assustador, mas foi quando resolvemos mudar os móveis da sala de lugar... pensando bem, acho que foi bem assustador =x  

Setembro sempre é um mês que me inspira reflexão. E por ser o mês do meu aniversário, ele naturalmente me traz à memória coisas que viv, que estou vivendo, e como fui mudando mediante tanta coisa e tantas situações que vivo passando. E esse ano não podia ser diferente, mas com uma exceção: essa reflexão tem sido quase constante, pois parece que todo dia acontece alguma coisa nova pra se acrescentar à minha lista de coisas a se pensar.

O mais incrível é que esse não parece ser um momento só meu. Tenho visto várias pessoas e grupos nesse mesmo ritmo de mobilização, e claro que isso também me motiva. Exemplo disso é a reestruturação pelo qual a empresa passou esses últimos dias, em que adotamos novas metodologias e o trabalho ficou definitivamente mais organizado. E lá vai toda essa mudança entrar na minha cabeça...

Outra coisa que vem mudando minhas ideias foram as pessoas novas que conheci. E isso não é de hoje: acho que uma das melhores coisas que eu ganhei quando mudei de cidade foram as pessoas novas que eu conheci. E o detalhe principal nisso tudo é que elas não são simplesmente legais, ou bonitas, ou divertidas, prestativas e bem humoradas. Elas são inteligentes - e isso faz eu me envolver com coisas novas, culturas novas, e lá vem mais aprendizado por aí.

A pós tem me surpreendido bastante por conta disso. Tenho tido umas boas oportunidades de me aproximar dos meus amigos de curso - e falo não só dos mais íntimos, como também de pessoas que converso meramente uma vez um duas na sala, mas que mesmo assim vale a pena. É quase assustador como consigo ficar cada vez mais encantada a cada detalhe que descubro do mundo deles. Tem gente que já trabalhou em tudo que é lugar, gente que viaja pela empresa, gente que nem é exatamente da área mas tá lá, gente que só trabalhou em um lugar durante a vida inteira, gente que mudou sua maneira de ver a relação de trabalho com a empresa, e até gente que, apesar de ser super inteligente e cheio de ideias, continua por alguma razão preso em um lugar na qual trabalhar é algo insuportável.

Não é que meus amigos antigos sejam inúteis ou qualquer coisa assim, pelo contrário: continuo morrendo de saudades deles todos os dias. Mas chega uma hora na vida em que você para um pouco de se preocupar com o "ah, seria melhor assim" e tenta se achar no que tem. Olha aí a mudança de novo!

Falando em amigos antigos, também não posso reclamar deles, porque alguns estão me surpreendendo com as mudanças que estão assumindo. Alguns estão ficando mais responsáveis, mais cuidadosos, decidindo que querem coisas novas pra vida - e não só decidindo, mas assumindo essa decisão com garra e determinação. Porque gente, não é fácil mudar. Não é como mudar um móvel de lugar na casa, emq ue você empurra e tcharam, tá pronto. Tem mudanças que levam dias, meses, anos pra amadurecer.

Junto com todas essas mudanças e reflexões, percebo que estou numa fase muito boa. Projetos antigos meus estão ganhando certa notoriedade, projetos novos parecem estar finalmente saindo do papel, e despontando com certa chance de darem certo. Novas oportunidades estão aparecendo, incluisive de atuar por causas novas (olha a igreja aí me chamando de novo). E isso me deixa feliz, me faz ter aquela sensação boa de alegria de ver que minha vinda pra cá não foi em vão, e que mesmo que tudo dê errado (o que eu espero que não aconteça, claro!), que eu vou estar uma pessoa diferente quando acabar, e mais preparada pra passar por tudo de novo. Ou pra receber coisas novas.

Gosto de olhar pra trás, de me olhar no espelho e ver que gosto da pessoa que me tornei. Me sinto mais ativa, mais disposta a arriscar certas coisas, mais corajosa pra encarar as coisas. Minha mente se sente pronta pra buscar coisas que eu nunca tentaria em sã consciência. E quanto mais eu busco, e mais eu invisto nessa mudança, mais coisas legais aparecem. Um exemplo? Tomei coragem pra estudar coisas novas (comecei jQuery essa semana no trabalho), assumi um novo ritmo de vida pra mim com a academia e a reeducação alimentar, passei a me envolver mais com coisas da família e da comunidade (de novo, a igreja...). Até mudei o corte do cabelo ontem, coisa que eu não fazia há mais ou menos 4 anos!

Claro que mudar é difícil. E assustador também. E tem vezes que você não quer mudar, ou acaba mudando pra pior, e quando você vê já está daquele jeito e já não sabe mais o que fazer. Bem, é um risco, paciência... o que importa não é como você é ou foi. Passado ajuda, mas não é supremo. Então, se está ruim, mude... por mais tenebroso que pareça!
 

Role-plays e Afins © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness